segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CONSTRINDO UMA PONTE ENTRE ESTA GERAÇÃO E DEUS

A palavra ‘Internexo’ compõe-se da junção de duas palavras diferentes. ‘Inter’ singnifica ‘entre’ e ‘Nexo’, proveniente do latim ‘nexus’ expressa ‘algo que faz ligação’. Ou seja, a palavra ‘Internexo’ significa algo que está entre duas coisas diferentes, distintas e faz ligação entre elas.
Os jovens e adolescentes necessitam urgentemente de um encontro com algo que lhes parece tão distante e irreal: Deus. É necessário que sejamos intrépidos no Espírito Santo (I Coríntios2:4)
1, que é quem nos guia em toda boa obra, e façamos um internexo entre Cristo e estas almas, a quem Ele quer libertar.
Logo, o projeto Internexo Juvenil surgiu exatamente com este intuito: aproveitar-se do espaço escolar e das disciplinas escolares. Construindo eventos, palestras, aulas temáticas sobre assuntos que estejam em pauta no calendário escolar; levando a estes alunos um aprofundado estudo destas questões em destaque, focalizando a Palavra de Deus como fonte de conhecimento e respostas às questões diárias.
As Palestras
As palestras são de cunho científico-históricas, abordando temas em evidência nos meios de comunicação (a vida de Cristo, Páscoa, Natal, o Código Davinci, os evangelhos apócrifos) e uma série de conhecimentos sócio-geográficos restantes (história dos povos, etc.). Topicamente podemos citar a estrutura de apresentação das palestras através de uma síntese das exposições:
É dada uma introdução geral sobre o tema específico a ser abordado. Os temas selecionados possuem uma grande ligação ou total ligação com questões que envolvem a Bíblia.
Posteriormente é apresentada a forma científica de confirmar-se a história: as Fontes Históricas. Questiona-se então se a Bíblia é uma fonte Histórica.
Através de fotos e imagens que relatam as construções e reconstruções dos textos bíblicos é feita a defesa da autenticidade, da legitimidade e da veracidade da Bíblia.
Ainda num tom de cientificismo que encanta os adolescentes, principalmente os fãs de revistas como a ‘super-interessante’, lhes são explicadoas questões polêmicas e históricas envolvendo o tema em questão o qual é abordado até a exaustão das razões científicas.
A partir deste ponto lhes é demonstrado que este conhecimento todo não pode ser válido se não for de utilidade prática para as suas vidas e se de fato não lhes transformar. Provamos-lhes que tudo isto só poderia ter razão e efeito através da fé e que apenas ela: a crença no Poder e amor de Deus poderia explicar a razão destas coisas todas.
Por fim, temos um momento de reflexão no qual os alunos são convidados à reclinarem as suas cabeças e meditarem na validade destas palavras para suas vidas e no amor de Deus por eles. Ao fim, são convidados a pôrem-se de pé e a orarmos juntos em agradecimento ao amor de Deus a Oração Dominical ensinada por Cristo, a qual é seguida ainda por uma oração voluntária do palestrante.
Depois os alunos estão liberados para irem de encontro aos organizadores para conversar, tirar dúvidas.
No ano de 2006 iniciaram-se as palestras, as quais ocorreram em duas rodadas diferentes, na primeira rodada que ocorreu no mês de abril o título foi: “A Verdadeira História da Páscoa” e em Novembro “A verdadeira História do Natal”. Ambas muito ligadas à vida e Obra de Cristo.
Metodologia
Por ocorrerem dentro do espaço escolar, as palestras não podem iniciar de forma agressiva. Porém, conforme o Espírito Santo às dirige e dá liberdade, após o público já estar se agradando do tema, tornam-se muitas vezes um verdadeiro culto a Deus. Geralmente um evento destes ocorre em um saguão ou auditório lotado, com públicos entre 80 e 300 pessoas por vez.
O palestrante deve ter ao mesmo tempo autoridade e domínio sobre o público, sem perder a oportunidade de tornar, através de algumas brincadeiras, este momento inesquecível para a memória destes jovens.
O adolescente tem uma fixação mental muito voltada para a parte visual, quanto mais sentidos você envolver na palestra, além da audição, mais ela ficará fixada em seus corações. Devido a isto é utilizado o recurso de mídia do retro-projetor ou do data-show, através slides previamente confeccionado. São aproximadamente 40 slides por eventos. Estes são primordialmente compostos por grandes e marcantes fotos ligadas a alguma frase de impacto. Neste caso, em que fala-se da vida de Cristo, temos um destaque para a utilização de fotos de cenas do filme “A Paixão de Cristo”, que dão um verdadeiro choque no público e trazem seriedade para a pregação.
Outro recuso utilizado é convidar pessoas da platéia para fazerem parte de exemplos a serem representados durante a apresentação. Tanto as pessoas que participam destas representações alusivas quanto as que acertam perguntas ou se dispõem a expor a sua opinião sobre algo, recebem Bíblias de presente. Nestas brincadeiras são distribuídas em torno de 15 Bíblias por palestra realizada, além das que são dadas aos alunos que procuram os organizadores dizendo que não têm Bíblia e gostariam de ter. Dentro de cada Bíblia é colado um adesivo lembrando-lhe da Mensagem da Cruz, do amor de Deus e da importância de entregar-se para Cristo.
A Metodologia aplicada, bem como o tom da conversa varia muito conforme a idade e a disponibilidade do público.
1 “(...) A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; (...)”

Nenhum comentário: